Projeto Sicoob Credisete com apoio da prefeitura muda realidade da horta comunitária do bairro Nova Cidade

Projeto Sicoob Credisete com apoio da prefeitura muda realidade da horta comunitária do bairro Nova Cidade

Foi encerrado nesta sexta-feira, 1º de julho, o projeto de Cooperação e Desenvolvimento da Horta Comunitária do bairro Nova Cidade, coordenado pelo Sicoob Credisete em parceria com a Prefeitura, Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Emater, Polícia Militar e Sebrae. A iniciativa tem como objetivo impulsionar o trabalho dos agricultores que cultivam produtos cultivados sem agrotóxico e com alta qualidade.

O projeto foi apresentado ao prefeito Duílio de Castro no dia 16 de setembro de 2021 e, a partir desta data, realizou várias etapas compostas de palestras, visitas técnicas, doações de banheiros químicos e materiais diversos, orientações individuais e consultorias setorizadas. “Hoje é um dia diferenciado e de grande comemoração. Um projeto de grande abrangência fecha seu primeiro ciclo mudando vidas. O apoio técnico, estrutural, provoca aumento de renda e melhor qualidade de vida. Agradeço muito todos os parceiros e, principalmente, o Sicoob Credisete, um grande parceiro do Município que, realmente, faz a diferença”, comentou o prefeito Duílio de Castro.

A Prefeitura de Sete Lagoas apoiou a iniciativa em várias frentes mantendo o foco na produção e distribuição por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que está presente desde a criação da horta há quase 40 anos. “Tudo começou quando o Sicoob Credisete me procurou para colocar em prática um projeto que representaria os cidadãos da região do Nova Cidade. Imediatamente, iniciamos esta parceria que envolveu vários setores da Prefeitura e demais instituições. A administração Duilio de Castro nos dá essa condição de levar aos cidadãos qualidade de vida e desenvolvimento para Sete Lagoas”, comentou Alessandro Kelwis de Freitas, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico.

Outra importante vertente da Prefeitura foi a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Urbanos, que disponibilizou unidades e equipes lotadas naquela região da cidade para prestar atendimentos aos produtores. “Nosso papel foi trazer para perto dessas pessoas os benefícios a que têm direito. Todos tiveram a oportunidade de conhecer como funcionam nossos serviços. Que esta parceria perdure por muito tempo e sempre continuaremos de portas abertas para todos”, ressaltou Luciene Chaves, secretária da pasta.

Instituições com grande expertise em assistência técnica frenquentaram durante meses a horta do Nova Cidade. Além de orientar, os especialistas também analisaram o solo e promoveram a melhoria da produção das hortaliças. “O objetivo foi melhorar o sistema produtivo desta importante horta urbana para garantir produtos de qualidade na mesa do sete-lagoano”, destacou Aline Vasconcelos, da UFSJ. “Um projeto que valoriza o agricultor urbano. Prestamos assistência técnica e extensão rural para melhoria da produtividade. Os produtores terão mais renda e os consumidores um alimento de qualidade sem agrotóxico”, completou Frank Martins, agrônomo da Emater.

O dia em que o Sicoob Credisete completa 35 anos foi coroado com o fechamento do ciclo desse importante projeto de responsabilidade social. A cooperativa foi idealizadora desta iniciativa que abrange diversas ações de apoio que poderá ser levada a outras hortas da cidade. “Nossa alegria é imensurável neste momento. O Sicoob Credisete é genuinamente sete-lagoano e sempre teve responsabilidade social nesses 35 anos de existência. É muito gratificante ver que os horticultores envolvidos estão satisfeitos, produzindo com mais eficiência e distribuindo melhor”, comentou Adriana Teixeira, gerente de Negócios do Sicoob Credisete.

Quem dedica sua vida para produzir hortaliças saudáveis reconhece a importância do projeto, que ofereceu materiais diversos, novos banheiros e, principalmente, conhecimento. “Foram muitas conquistas com este projeto. Em cada reunião foram novos ensinamentos para o nosso dia a dia. Além disso, foram instalados oito banheiros, um grande ato em prol de nossa dignidade. Agradecemos muito a todos os envolvidos”, disse Nanci Dias dos Anjos, presidente da Associação dos Produtores da Horta do Nova Cidade.

Fonte: www.portalsete.com.br

Deixe o seu comentário
Comente
Nome
E-mail

*

code