Manual da Marca

INTRODUÇÃO

Branding é como as pessoas vêem e percebem uma marca. É sobre como um público se conecta com sua marca em vários níveis e através de diferentes pontos de contato. Uma marca pode ser descrita como uma empresa, serviço, produto ou pessoa, que tem voz e personalidade próprias. Mas uma cidade ou um território também podem ser vistos como uma marca, com identidade, imagem e posicionamento próprios. Este é o objetivo do Place Banding, um conceito moderno e vanguardista que tem sido usado por líderes de territórios que desejam alcançar vantagens competitivas e construir comunidades mais fortes, reforçado a identidade local e fortalecendo sentimentos importantes dos moradores, como orgulho e pertencimento.


Trata-se de um processo de identificar vocações, potencializar singularidades e fortalecer lugares.


É uma provocação permanente para o setor produtivo, agentes políticos e sociedade em geral sobre onde vivem e “como querem que sua cidade seja lembrada/percebida” A cidade de Sete Lagoas, e exemplo de muitas cidades mundo agora, passou pelo processo de Place Branding durante 12 meses, de junho de 2019 a junho de 2020, agregando pessoas das mais diversas gerações, segmentos, interesses e perspectivas. Um dos resultados deste projeto foi a definição de um conceito visual e verbal para o território, que dentre outros elementos, conta com um logotipo e um sistema visual próprios que contribuirão para uma nova identidade e um novo posicionamento.


Por este motivo, este manual de marca foi criado, com o objetivo de orientar os usuários na correta aplicação da marca, bem como todos os desdobramentos e possibilidades gráficas do sistema visual.

PILARES DA MARCA

A marca deve ser construída sobre pilares sólidos e bem definidos, aqui caracterizados como ATRIBUTOS E VALORES.

Trabalhados de forma clara, esses pilares servem para nortear a comunicação direcionando a imagem, percepção e geração de valor para Sete Lagoas.

HIERARQUIA DA MARCA

A hierarquia marca do projeto de Sete Lagoas vive – Viva Sete Lagoas,
contém 5 eixos nos quais representam áreas de atuação e projetos
ligados a cidade.

LAYOUT

Para compor o layout de uma peça de Sete Lagoas, é necessário concatenar uma série de elementos. Alguns elementos são básicos e imprescindíveis, outros são complementares.

TIPOGRAFIAS

Para a composição da marca de Sete Lagoas, optou-se pela utilização de tipografias que trouxessem o caráter amigável do povo sete lagoano, reforçando características de crediblidade, dualidade e solidez.

ÍCONES ILUSTRATIVOS

Os ícones ilustrativos fazem parte do sistema visual da marca. São compostos
pelo icone principal de Sete Lagoas e a tagline de cada eixo de projetos
importantes da cidade.

Pode ser visto que as cores seguem a paleta do projeto e cada uma representa um dos desdobramentos, fazendo com que a identificação deles seja mais clara e intuitiva.

FOTOGRAFIA

É importante as fotografias ligadas a marca de Sete Lagoas estarem alinhadas com os componentes da identidade visual, e para isso deve-se seguir os seguintes passos: